Celebrada convenção coletiva 2023/2024 de Juiz de Fora e parte da base

Atualiza em 29/05/2023

O SHRBSJF e o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares, Turismo e Lavanderia de Juiz de Fora - SINDECOHTUL protocolaram no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Previdência em 22 de maio a convenção coletiva de trabalho 2023/2024, que passa a vigorar a partir do dia 1º deste mês. A pauta apresentada pelos trabalhadores reivindicava 8% de aumento linear para todos os salários da categoria e manutenção das demais cláusulas. O presidente João José levou a proposta na assembleia no final de abril e foi consenso que o percentual estava fora das possibilidades do setor. A discussão ficou para valores próximos ao INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor-IBGE), que fechou em 3,83% acumulado nos últimos 12 meses. Para dar prosseguimento as negociações e como o INPC de abril veio abaixo dos meses anteriores, João José apresentou o arredondamento do reajuste para 4%. O presidente do sindicato laboral, Edivaldo Dornelas, pleiteava ao menos 5% alegando que os trabalhadores estão tendo muitas perdas com a inflação, porém, não foi acolhido pela Diretoria do SHRBSJF. Por fim, para não emperrar as negociações o presidente João José ofereceu um ganho real de 0,67% e a negociação foi fechada em 4,5%.

A íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho de Juiz de Fora e parte da Base 2023/2024 registrada no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho pode ser baixada aqui.