A Secretaria de Saúde publicou hoje (30/08) Nota Técnica que regride a cidade para a Faixa Laranja do programa Juiz de Fora pela Vida. O conjunto de indicadores classificou o município em “risco moderado”, com 12 pontos, resultando na mudança de Faixa, após sete semanas na Faixa Amarela. Juiz de Fora está retornando à Faixa Laranja devido à variação nos indicadores epidemiológicos que nos colocam em situação de alerta. Juiz de Fora já apresenta a circulação comunitária da variante Delta do Coronavírus, fazendo com que tenhamos mais cuidados. Com a mudança, bares, restaurantes e praças de alimentação podem funcionar de segunda a domingo e feriados, das 8h às 22h. Após este horário, deverão estar fechados e sem clientes. A venda de bebidas alcoólicas e o autosserviço estão liberados, com a proibição de qualquer entretenimento (incluindo música ao vivo, aréa kids e pista de dança). É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e privados abertos e de circulação pública. Lanchonetes, casas de chá/sucos/similares podem funcionar de segunda a domingo e feriados, das 8h às 22h, permitido o self-service, assim como em padarias e confeitarias, cujo funcionamento está permitido de segunda a domingo e feriados, entre 5h e 22h. É proibido o consumo em lojas de conveniência. Ficam proibidas, ainda, as atividades de recreação e lazer – exploração de jogos eletrônicos, sinuca, e similares. Reuniões comerciais (encontros científicos, corporativos e outros de natureza comercial), com 80 pessoas, mais 20% de staff, devem ser autorizados pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) As realizações devem respeitar o limite de 50% da capacidade de espaço e de uma pessoa a cada quatro metros quadrados.
O SHRBSJF em conjunto com a AbraselZM publicaram Nota de Descontentamento (abaixo) com a regressão para a faixa Laranja.
NOTA DE INSATISFAÇÃO
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - AbraselZM e o Sindicato de Hotéis Bares e Restaurantes – SHRBSJF vem a público manifestar sua total insatisfação com a regressão da cidade para a Faixa Laranja do Programa Juiz de Fora pela Vida. Cabe lembrar que a região encontra-se na Onda Verde do programa estadual Minas Consciente.
No próximo mês será retomado o festival gastronômico, JF Sabor, que busca resgatar a retomada econômica do setor que vem gradualmente repondo sua mão-de-obra, e que agora se encontra mais uma vez ameaçado de sua existência. Entendemos que em situação de extrema necessidade de regressão deve haver isonomia de tratamento para todos os setores.
Telefone
(32) 3215-1016