🚨Alerta sobre adulterações em bebidas alcoólicas com metanol

O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da PJF (VISA) encaminhou ofício ao SHRBSJF, alertando e orientando bares, restaurantes, hotéis e demais estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, sobre medias imediatas de verificação de procedência, checagem de rótulo e recusa de produtos suspeitos, como também, e apoio a denúncia de irregularidade.

Reforçamos para a importância de rigoroso controle da procedência das bebidas, adquirindo apenas de fornecedores regularizados e mantendo as notas fiscais de origem. A VISA reforça que a venda de produtos impróprios para consumo é crime e pode resultar em multas, interdição e responsabilização penal. Veja abaixo como se prevenir:

1.Verificação de procedência: Exija e mantenha a documentação fiscal e de origem de todas as bebidas adquiridas. A aquisição de produtos deve ser feita exclusivamente de fornecedores devidamente regularizados e idôneos.

2.Checagem de rótulos e embalagens: Inspecione minuciosamente os produtos para verificar a integridade das embalagens, rótulos e selos de segurança. Bebidas com embalagens danificadas, selos rompidos, rótulos com indícios de falsificação ou com informações suspeitas não devem ser comercializadas. Toda compra deve ser acompanhada de Nota Fiscal válida, com conferência da chave no portal oficial. Observar sempre se o produto possui registro no MAPA. É vedado o recebimento de garrafas com lacre/rolha violados, rótulos desalinhados ou de baixa qualidade, ausência de identificação do fabricante/importador (com CNPJ e endereço) e lotes ausentes ou ilegíveis.

3. Recusa de produtos suspeitos: Em caso de qualquer suspeita sobre a procedência ou a qualidade de uma bebida, o produto deve ser imediatamente retirado de exposição e deve ser realizada comunicação à Vigilância Sanitária do município de Juiz de Fora (32) 3690-8250 / 3690-7653.

4. Apoio na denúncia: Caso seu estabelecimento tenha informações sobre a origem de bebidas adulteradas ou sobre fornecedores suspeitos, colabore imediatamente com as autoridades, denunciando a irregularidade à Vigilância Sanitária do município de Juiz de Fora ou à polícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
Olá, preciso de informações