As adulterações mais comuns na indústria são ligadas à falsificação da origem da bebida. Mas, nos recentes episódios amplamente divulgados na mídia, foi detectado uso de metanol misturado a bebidas alcoólicas, gerando graves problemas de saúde a usuários e, até mesmo, o óbito.
“Os restaurantes e hotéis são muito criteriosos com seus distribuidores. Tem de ter origem muito conhecida e controlada”, afirma Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
Recomendações:
➡️Observe rótulos e lacre das bebidas. Os casos com adulteração observados nas recentes ocorrências foram feitas com whisky, gin , cachaças e outros destilados.
➡️Donos de bares, restaurantes e hotéis: comprem sempre de fornecedores confiáveis e exijam a nota fiscal.
➡️Consumidores: em caso de suspeita de intoxicação ( observe sintomas como visão turva, fortes dores de cabeça após consumo de bebidas alcoólicas) procure atendimento médico.
🚫A FBHA repudia veementemente a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, prática criminosa que coloca em risco a vida de consumidores e afeta negativamente a imagem de estabelecimentos e também de nossos destinos turísticos.